Aller au contenu principal
Accueil
comundos

Navigation principale

  • Workshops
  • Podcasts
  • Videos
  • News
  • About us
Menu du compte de l'utilisateur
  • Donate
  • Se connecter

Fil d'Ariane

  1. Accueil

Um empreendedor em agro-processamento, Escola Familia Rural - Moçambique

Um ex-formando da EFR-Magude, testemunha sobre o acompanhamento da Escola aos formandos pós-graduados, ajuda na criação de auto-emprego.
Creator
Gil Alfeu CGauque
Date
15 septembre 2016
Country bis
Mozambique
Country
Mozambique
SDG
10. Reduced inequalities
SDG act
8: TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO, 10: REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Um empreendedor em agro-processamento. Projecto Magude, Escola Familia Rural - Moçambique

Meu nome é Xavier, de 25 anos de idade, resisidente da vila de Magude, provincia de Maputo e ex-formando da EFR-Magude. Quero testemunhar vos, que o acompanhamento da Escola aos formandos pós-graduados ajuda na criação de auto-emprego. Segundo os dados levantados em 2010, sobre a situação dos formandos pós-graduandos nas EFR’s, indicam que, cerca 53% continuam com os estudos, 32% procuram trabalho para auto-sustento e 15% são sedentarios devido a falta de condições. E poucos que desenhavam os projectos não eram financiados devido a desconfiança, idade e falta de garrantia no processo de devolução de financiamento.

Aliado a falta de oportuninidades de financiamento dos projectos, muitos acabaram submeter se em consumo de drogas e bebidas alcóolicas e roubos. Face a estes problemas, a escola criou um departamento de finaciamento dos projectos. Com apoio de Bancos de micro créditos locais, fundo de FDD e agentes ecómicos do Distrito.

Foi assim, que em 2013, 12 jovens, organizados em grupos, criaram projectos de agricultura, pecuaria e agro-processamento e foram financiados. Para esta iniciativa, escolhi um projeto no ramo de agro-processamento de jamus, sumos e massa tomate para comercialização.

Dois (2) anos depois de trabalho harduo, conseguimos devolver o dinheiro financiado para beneficiar outros jovens. Actualmente todos membros do meu grupo ja tem a sua propria fábrica de processamento, e eu conto com quatro (4), funcionarios que ajudam na produção e comercializacao. Os meus clientes de honra são, restaurantes locais, revendedores grossistas, escola, hospitais e todos residentes da minha comunidade. É nesse âmbito que proxima mes vamos promover uma feira agricola dos empreendedores escolares, que vai contar com todos parceiro e todos interessados. Com a minha historia pretendo insentivar todos jovens récem-formados e sedentarios, a pensarem em criar seus proprios negocios, para nao dependerem governo.

The shown videos are results of our workshops "Digital Storytelling". Comundos is not responsible for content created by participants.

Facebook Instagram Spotify YouTube

Language switcher

  • English, British
  • Dutch
  • French
  • Portuguese, Brazil
  • Spanish

Abonnez-vous à notre liste de diffusion

 
Logo Comundos

Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
LinkedIn

 

Support Comundos

Propulsé par Drupal