Overslaan en naar de inhoud gaan
Home
comundos

Hoofdnavigatie

  • Workshops
  • Podcasts
  • Videos
  • News
  • About us
Gebruikersmenu
  • Donate
  • Inloggen

Kruimelpad

  1. Home

Escapar à Ditadura: A migração portuguesa para França

A Migração Portuguesa para França" detalha como, durante as décadas de 1960 e 1970, muitos portugueses fugiram para França para escapar ao opressivo regime salazarista, à guerra e à pobreza. A ditadura de Portugal impôs uma censura estrita e uma educação limitada, enquanto a França oferecia estabilidade económica e oportunidades de emprego em a era de reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial Esta migração foi uma oportunidade para muitos portugueses que vislumbrarem um futuro melhor.
Creator
Isabella Werner
Date
11 juni 2024
Country bis
Belgium
Country
Belgium
SDG
16. Peace, justice and strong institutions
SDG act
16: PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES, 17: PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

Olá, o meu nome é Isabella e tenho realizado pesquisa sobre a migração portuguesa para França. Neste vídeo, vou guiar-vos ao longo da história por detrás da migração portuguesa para França. 

Durante as décadas de 1960 e 1970, Portugal viveu uma onda significativa de migração para França, com quase 10% da sua população a mudar-se para lá.  Nessa altura, tornou-se a maior comunidade estrangeira em França! 

Mas porque é que os portugueses tiveram de partir? 

No fundo, estavam a fugir da guerra, da ditadura e da pobreza.  

Nesta altura, a nação estava sob o regime ditatorial salazarista (1933-1974), um regime que mantinha um controlo rigoroso sobre a nação.
 Ficou conhecido por perseguir ideologias políticas contrárias e por criar um sistema de censura para a imprensa, livros e outras informações que eram transmitidas à sociedade. 

Idealizava um estilo de vida simples e rural e temia o avanço da economia moderna. 
A educação não era vista como uma prioridade, limitava-se sobretudo às elites privilegiadas, enquanto as classes mais baixas não podiam sacrificar o trabalho ou o salário dos seus filhos. 

Para além disso, enquanto outros países começavam a abandonar as suas colónias em África, Portugal mantinha-se firme nas suas, o que levou a um longo e difícil conflito conhecido como a Guerra Colonial. 
Com a Guerra, os jovens com mais de 16 anos foram proibidos de sair do país, pelo que começaram a fugir clandestinamente para França. 

Mas porquê a França? 

A França, em contrapartida, oferecia prosperidade e estabilidade económica. Após a Segunda Guerra Mundial, o país estava a ser reconstruído e necessitava de mão de obra não qualificada para as indústrias pesadas e obras públicas, pelo que começou a importar trabalhadores estrangeiros em grande número. 

Para muitos portugueses, a França era uma promessa de emprego, uma oportunidade de escapar às dificuldades  e de imaginar um futuro para as suas famílias. 

Ao olhar para trás, devemos aproveitar as lições do passado e mantermo-nos unidos contra os regimes ditatoriais. 
Com este vídeo, espero chamar a atenção para a necessidade de sermos compreensivos e acolhedores para com os imigrantes, que enfrentam  desafios significativos para chegarem onde estão. 

É preciso lembrar que precisamos deles tanto quanto eles precisam de nós!  

The shown videos are results of our workshops "Digital Storytelling". Comundos is not responsible for content created by participants.

Facebook Instagram Spotify YouTube

Language switcher

  • English, British
  • Dutch
  • French
  • Portuguese, Brazil
  • Spanish

Abonneer u op onze mailinglijst

 
Logo ComundosFacebook
Instagram
Youtube
Spotify
LinkedIn

Een gift voor Comundos

Powered by Drupal