Skip to main content
Home
comundos

Hoofdnavigatie

  • Workshops
  • Podcasts
  • Videos
  • News
  • About us
Gebruikersmenu
  • Donate
  • Log in

Breadcrumb

  1. Home

A inserção de jovens no Centro de Formação Agrícola (CAPAM) nos Camarões

O CAPAM é um Centro de Treinamento Agrícola localizado na vila de Zamakoé, a cerca de 7 km da cidade de Mbalmayo, em Camarões. Sua missão é promover uma nova geração de empreendedores rurais capazes de assumir o desafio da agricultura de segunda geração defendida pelas autoridades públicas de Camarões.
Creator
M. France NGONO BA’ANA
Date
14 February 2018
Country bis
Cameroon
Country
Cameroon
SDG
11. Sustainable cities and communities
SDG act
4: EDUCAçÃO DE QUALIDADE, 8: TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO, 11: CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS

O mapa escolar da educação técnica e vocacional do departamento de Nyong e SO'O foi enriquecido em 2014 com a chegada do CAPAM. Que é um Centro de Treinamento Agrícola localizado na vila de Zamakoé, a cerca de 7 km da cidade de Mbalmayo.

Sua missão é promover uma nova geração de empreendedores rurais capazes de assumir o desafio da agricultura de segunda geração defendida pelas autoridades públicas de Camarões.

Para isso, o CAPAM oferece um sistema dual de educação  para jovens das áreas urbanas e rurais. Os cursos ministrados são voltados à educação geral, bem como cursos teóricos e práticos de produção vegetal e animal, como de tomate, pimentão, milho, feijão, banana, cacau, criação de frangos e de porcos, piscicultura e muitos outros.

Atualmente supervisionamos cerca de cinquenta alunos do quarto ano.

No CAPAM, alguns aprendizes se destacam devido a seu dinamismo. E é para destacar essas jornadas atípicas que vamos conhecer uma jovem aluna do terceiro ano.

Senhorita, você pode se apresentar?

Meu nome é Espérance BEFOLO BENGONO. Tenho 28 anos. Aluna do 3º ano no CAPAM. Eu vim de Mvele de Nkosso para Awae. O que eu faço na agricultura eu devo à minha família que me apoia. Eu também em vez de devo isso devo ao CAPAM, onde estou estudando.

Eu cultivo a banana-da-terra associada à taioba. Atualmente, tenho duas plantações na vila de Fakele, no distrito de Mbalmayo, na região central de Camarões. Uma delas está em produção desde julho de 2017; a outra, em um terreno de 1,5 ha, está em fase de cultivo. Minha família está me ajudando em todo o trabalho.

A renda que ganho com as atividades agrícolas permite atender às minhas necessidades, pagar pela minha formação e considerar em outros projetos. Eu também ajudo a minha família em algumas despesas. Meu maior desejo é expandir minhas plantações para que eu possa ganhar mais e me tornar uma verdadeira empreendedora agrícola.

Espérance BEFOLO BENGONO é um modelo, um ícone a ser promovido. O CAPAM e a ADD se orgulham dela e convidam os seus colegas, jovens de outros centros e aqueles que vivem em comunidades para seguir o seu exemplo.

Caros jovens, a agricultura é uma atividade que nutre o produtor. Sejam vocês graduados ou mesmo que estejam com tempo libre ou desempregados, venham e se inscrevam no CAPAM e nós faremos de você cidadãos responsáveis, felizes e ativos para o desenvolvimento de suas famílias e suas comunidades.

Dirigido por: France NGONO BA'ANA, Média Coach du Centre.

 

Traduzido para Português no âmbito da iniciativa PerMondo (traduções gratuitas das páginas web e documentos para associações sem fins lucrativos). Projeto dirigido por Mondo Agit. Tradutor: Carlos Roberto de Carvalho Júnior. Revisora: Mariana Figueiredo.

The shown videos are results of our workshops "Digital Storytelling". Comundos is not responsible for content created by participants.

Facebook Instagram Spotify YouTube

Language switcher

  • English, British
  • Dutch
  • French
  • Portuguese, Brazil
  • Spanish

Support online courses

 

Subscribe to our mailing list

 
Logo Comundos

Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
LinkedIn

 

Support Comundos

Powered by Drupal